sexta-feira, 27 de maio de 2011

CURIOSIDADE: MATA DO MICKEY







A natureza às vezes mexe com nossa imaginação!

Para apreciar a paisagem é preciso seguir pela BR 116 sentido Muriaé – Itamuri, cerca de 500 mts antes do trevo de acesso ao distrito, entrar sentido Usina da Fumaça, seguir na estrada sentido Usina, depois de algum tempo –  na própria estrada – você poderá apreciar a imagem.

Atenção aos motoristas para não se detraírem!

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA CURSO VOLTADO PARA AGENTES DO TURISMO

As atividades presenciais começam em 27 de junho. Serão abordados temas práticos e operacionais, ligados ao cotidiano da atividade gerencial

Brasília, DF – O Ministério do Turismo (MTur), em parceria com a Universidade Federal Fluminense, abriu inscrições para os cursos do Programa de Desenvolvimento Gerencial de Turismo (PDG Turismo). Serão oferecidas 50 vagas para gerentes de órgãos e entidades oficiais de turismo e de entidades privadas. A idéia é aperfeiçoar a formação dos gerentes e a gestão dos empreendimentos.

O curso, que já está na quarta edição, abordará temas práticos e operacionais voltados ao cotidiano da atividade gerencial. A carga horária será distribuída em 160 horas presenciais, que serão realizadas em Teresópolis (RJ), e 40 horas a distância, para elaboração do trabalho de conclusão do curso.

Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição e enviá-la para pdgturismoturma4@gmail.com. As atividades presenciais iniciarão em 27 de junho de 2011.

Paulo Aragon, participante dos cursos do PDG Turismo, aprovou a iniciativa: “Considero que este tipo de formação amadurece em nós o sentimento de que o governo deve investir cada vez mais no aprimoramento de mão-de-obra, gestão e serviços no segmento de turismo”, ressalta o gerente do Sesc.

No ano passado, os alunos do curso entregaram ao então ministro do Turismo, Luiz Barretto, a Carta de Teresópolis, um documento com sugestões para elaboração do Plano Nacional de Turismo 2011-2014. O documento, que não estava entre os objetivos do curso, foi resultado do entusiasmo demonstrado pelos participantes.

Para mais informações sobre o PDG Turismo acesse:


ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

quinta-feira, 26 de maio de 2011

3ª CAVALGADA E 4ª CAMINHADA ECOLÓGICA EM ROSÁRIO DA LIMEIRA

Rosário da Limeira realizará nos dias 4 e 5 de junho a 4ª Caminhada Ecológica e 3ª Cavalgada Ecológica. Veja a programação nos cartazes:



MISSA NA PEDRA SANTA SERÁ CELEBRADA NO PRÓXIMO DOMINGO


As missas tradicionais a Nossa Senhora de Lourdes são realizadas aos 5ºs domingos

A tradicional missa é realizada oficialmente pela igreja católica a mais de cem anos, sempre no quinto domingo do mês, quando não chove. As comunidades de Patrimônio dos Carneiros e do Pontão da Água Limpa são responsáveis por cuidar da Gruta da Pedra Santa.

Neste domingo, dia 29 de maio às 10 horas da manhã, será celebrada a missa na Pedra Santa. A missa será celebrada pelo Padre Marco Antônio, da Paróquia do distrito de Itamuri.

Como chegar: (Itinerário) Partindo de Muriaé, seguir pela BR 116, sentido Bahia, por aprox. 15km, passar pelo trevo do Distrito de Itamuri, 200mts a frente virar à direita, acessar estrada de terra rumo à comunidade do Patrimônio dos Carneiros. A partir da comunidade, seguir à direita por mais 1km e virar numa bifurcação à esquerda. Subir por essa estrada até chegar a gruta à esquerda as margens do riacho.



Histórico:

Há 200 anos, moradores da região já sabem de sua existência, mas, há 107 anos, a Gruta é registrada e o documento encontra-se, atualmente, da Paróquia do distrito de Itamuri. Segundo estes documentos, por despacho de 15 de julho de 1903, o Sr. Vigário José Franco conseguiu autorização para rezar a primeira missa no local. Em 09 de fevereiro de 1904, o Vigário José Franco e o reverendíssimo vigário foraneo da comarca, Padre Soares, benzeram e inauguraram a imagem de Nossa Senhora de Lourdes, sendo também nesse dia bento e inaugurado o altar de Pedra. O local ficou sem celebrar a missa de 1924 à 1944, quando em 1945 voltaram a ser realizadas.

Antônio Bagli, antigo morador da região, construiu um cruzeiro de madeira, que existira na parte externa da Gruta como forma de agradecimento.

Várias lendas formaram-se a respeito da Pedra Santa. Muitos mencionavam a aparição da Virgem no local, mas, não sabiam precisar a época, nem mencionar testemunhas do fato, uma vez que a Pedra Santa foi descoberta há mais de século e lendas e histórias se confundiram. Diziam que, antigamente, houve na gruta curas de paralisia e casos semelhantes. Também contavam, naquela ocasião, que há muitos anos, num dia de tempestade, um lavrador desrespeitou o local, nela se abrigando com seu carro de bois cheio de milho. Como o temporal demorou, o homem acabou por adormecer. Ao acordar, verificou, estupefato, que o carro, desatrelado, encontrava-se na clareira que existe diante da gruta. Que mãos misteriosas o haviam impelido para lá? Toda a redondeza encontrava-se deserta, mas, as marcas das rodas ficaram gravadas no chão por muitos anos e hoje é possível encontrar vestígios deste rastro.

Fonte: FUNDARTE

CÂMARA DOS DEPUTADOS APROVA NOVO CÓDIGO FLORESTAL


Governo sobre derrota com aprovação do novo Código Florestal

O novo Código Florestal foi aprovado na madrugada desta ultima quarta-feira (25) na Câmara dos Deputados com alguns pontos polêmicos, que causaram divergências entre deputados governistas, da base de sustentação do governo e da oposição.

Agora, a discussão será iniciada no Senado, que poderá alterar os itens polêmicos. Caso haja mudança em relação ao texto aprovado na Câmara, os deputados voltam a analisar o texto do novo Código Florestal. Depois, o código vai à sanção da presidente Dilma Rousseff, que tem a prerrogativa de vetar o texto parcial ou integralmente.

O líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), já adiantou que, caso os interesses do governo sejam contrariados, a presidente usará o poder de veto.

Confira abaixo, ponto por ponto, o porquê de tantas divergências:

O que é o código

O Código Florestal é a legislação que estipula regras para a preservação ambiental em propriedades rurais. Define o quanto deve ser preservado pelos produtores. Entre outras regras, prevê dois mecanismos de proteção ao meio ambiente. O primeiro são as chamadas áreas de preservação permanente (APPs), locais como margens de rios, topos de morros e encostas, que são considerados frágeis e devem ter a vegetação original protegida. Há ainda a reserva legal, área de mata nativa que não pode ser desmatada dentro das propriedades rurais.

Ambientalistas x ruralistas

Os dois grupos estão em lados opostos. Enquanto os ambientalistas crêem que as mudanças no Código vão favorecer os desmatamentos, os ruralistas alegam que a legislação vigente é muito rigorosa e prejudica a produção.

Texto-base

O texto base do novo código, de autoria do deputado Aldo Rebelo (PC do B-SP), foi aprovado em uma comissão especial sobre o tema em julho do ano passado. Nove meses depois de discussões entre deputados ligados ao ambientalismo e ao ruralismo, Rebelo criou um novo texto, denominado emenda substitutiva global.

Isenção aos pequenos

O texto contém a isenção aos pequenos produtores da obrigatoriedade de recompor reserva legal em propriedades de até quatro módulos fiscais – um módulo pode variar de 40 hectares a 100 hectares dependendo da região. O governo era contra isenção aos pequenos, mas acabou abrindo mão após acordo para que o texto fosse aprovado na Câmara.

Consolidação de cultivos em APPs

Outro ponto que gerou divergência foi o que pode ser cultivado em APPs. O texto-base traz a garantia de que algumas plantações, como cultivo de maçã ou plantio de café, serão consolidadas nas APPs. No entanto, a definição do que pode ou não pode ser mantido ficou fora do texto. Após um amplo acordo, foram estipuladas as regras por meio de uma emenda ao texto-base, a 164, que foi motivo de discórdias no plenário da Câmara.

Margem de rios

O texto aprovado diz que os pequenos produtores que já desmataram suas APPs em margem de rio poderão recompor a área em 15 metros a partir do rio. Os demais devem recompor em 30 metros. O governo era contra, mas o relator alegou que a recomposição prejudicaria a atividade dos ribeirinhos que vivem nas margens dos rios. Um acordo prevê que o Senado altere o texto para que haja a recomposição da vegetação de apenas 20% da total da terra para áreas de até quatro módulos fiscais.

Anistia a quem desmatou

O texto-base tem um artigo que trata da anistia para quem desmatou até julho de 2008. Ou seja, todas as multas aplicadas por desmatamento até 2008 serão suspensas caso o produtor faça adesão ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Se ele cumprir o programa, é anistiado. Se não cumprir, precisa pagar as multas.

Emenda 164

A polêmica emenda 164, de autoria do deputado Paulo Piau (PMDB-MG), tem relação com o PRA. Ela estabelece que a União estipularia as regras gerais e os estados definiriam, de fato, o que pode ser cultivado nas APPs. O governo federal é contra a proposta porque quer exclusividade para definir as atividades permitidas em APPs.

Na visão dos governistas, a emenda 164, aprovada pelos deputados, pode abrir uma brecha para que os estados anistiem agricultores que já ocupam áreas de preservação.

Os defensores da emenda argumentam que, se o governo federal tiver a prerrogativa de definir sobre as áreas de preservação ambiental, pequenos agricultores que já desenvolvem suas atividades em áreas de preservação poderão ser prejudicados.

Governo x base + oposição

O governo tentou derrubar a emenda 164, mas acabou sendo derrotado em plenário com apoio do principal aliado, o PMDB.

O PMDB e partidos da base e da oposição defendem que os estados decidam sobre os cultivos. A alegação é que o estado tem mais capacidade, por estar próximo do problema, de definir o que pode ser cultivado.

Durante a discussão na Câmara, o líder do governo chegou a bater boca com o líder do PMDB na Câmara, deputado Henrique Eduardo Alves (RN).

"Esta Casa está sob ameaça não quando o governo sai vitorioso. A Casa fica sob ameaça quando o governo é derrotado", disse o líder do governo. "Eu não sou aliado do governo Dilma. Sou o governo Dilma (...). Não aceito aqui que está se derrotando o governo. Como, se a proposta é nossa? “, afirmou. “Esta matéria não é nem a favor nem contra. É do Brasil real”, rebateu o líder do PMDB, com uma bancada composta por 80 deputados.

Senado

No Senado, o relator da matéria deve ser o senador Luiz Henrique da Silveira (PMDB-SC), ex-governador de Santa Catarina que, quando governava o estado, criou uma legislação semelhante ao Código Florestal em nível estadual. Ele já adiantou que é a favor de estadualizar as decisões.

O governo deve trabalhar no Senado para incluir no texto do Código Florestal punições mais rigorosas para quem reincidir em crimes ambientais. O relator do texto na Câmara disse que não há previsão em seu texto porque as punições estão na lei de crimes ambientais, e não no Código Florestal.

quarta-feira, 25 de maio de 2011

CUIDADO COM O FUTURO DO PAÍS

O ministro do Turismo e a secretária de Políticas de Turismo do MTur participaram de debate, na Câmara, sobre o enfrentamento de turismo sexual.
Ministro do Turismo participa de seminário sobre enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes, na Câmara dos Deputados

Brasília, DF – As políticas públicas de enfrentamento à exploração sexual de crianças e adolescentes foram tema de seminário que aconteceu hoje (25), na Câmara dos Deputados, em Brasília. O ministro Pedro Novais, que esteve presente no evento, falou sobre os esforços do Ministério do Turismo (MTur) para erradicar o problema dentro da cadeia produtiva do setor, por meio do programa Turismo Sustentável e Infância (TSI).

“O orçamento do programa Turismo Sustentável e Infância saltou de R$ 200 mil, em 2005, para R$ R$ 8,3 milhões, em 2010. Neste ano, os esforços continuam, com maior empenho e dinamização das ações. Isso comprova a importância e o compromisso do governo federal com a garantia dos direitos das crianças e adolescentes”, disse Novais.

A secretária de Políticas de Turismo do MTur, Bel Mesquita, também esteve presente no evento, além de diversos parlamentares, representantes da Secretaria Nacional de Direitos Humanos e da sociedade civil.

“Desde 2008, o programa do Ministério do Turismo oferece cursos profissionalizantes para jovens em situação de vulnerabilidade social”, disse a secretária Bel Mesquita. “Em dois anos, o projeto já formou 1.760 mil alunos no Ceará, Pernambuco, Paraíba, Santa Catarina e São Paulo. Desse total, 50% estão empregados formalmente”, complementou. “Isso é o turismo cumprindo seu papel de gerador de renda e ferramenta de inclusão”, disse ela.

De 2005 até agora, 73 convênios do programa foram aprovados, totalizando cerca de R$ 20 milhões. Neste ano, o TSI vai formar mais 1.120 jovens em Goiás, Pernambuco, Maranhão e Espírito Santo. “A sociedade cumpre um papel fundamental neste enfrentamento, denunciando por meio do Disque 100”, complementou Bel Mesquita.

O seminário foi proposto pelas comissões de Turismo e Desporto e de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados. Durante o seminário, foi transmitido um vídeo institucional do programa Turismo Sustentável e Infância. Assista aqui: http://www.youtube.com/watch?v=YVBHoOhESqY

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis | Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055
Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

MTUR DIVULGA RESULTADO DE SELEÇÃO DE PRÁTICAS DE TURISMO SUSTENTÁVEL


Dezoito iniciativas, de dez estados, serão expostas durante o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu

Brasília, DF - O Ministério do Turismo (MTur) e o Instituto Pólo Internacional Iguassu divulgaram nesta semana o resultado da chamada de apoio a iniciativas de turismo sustentável e de base comunitária. As 18 propostas selecionadas serão apresentadas durante o Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu.

As aprovadas estão distribuídas entre os estados do Amazonas, Alagoas, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Paraná. Os projetos selecionados terão um estande de exposição na II Mostra de Turismo Sustentável, evento que integra a programação do festival.

A ação faz parte do Projeto de Fortalecimento do Turismo Sustentável e de Base Comunitária para a Inserção de Produtos e Serviços no Mercado. Cada proponente será avisado pela equipe do Instituto Polo Internacional Iguassu para formalização do contrato com expositores, repasse de informações sobre o evento e demais encaminhamentos.

Confira as iniciativas selecionadas, divididas por regiões:


ESTADO

PROPONENTE


MUNICÍPIO
AM
Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá

Uarini

AL

Associação Comunitária dos Moradores de Manguinhos e Adjacências (Assoman)

Marechal Deodoro

MT

Associação de Artesãs de Itaquiraí

Itaquiraí

GO

Travessia Ecoturismo

Alto Paraíso

MT

Natureco Pantanal Remoto

Cuiabá

MG

Associação Pro Melhoramentos Capivari

Capivari

RJ

Ação Comunitária do Brasil

Rio de Janeiro

MG

Raízes Artesanato

Pedro Leopoldo

MG

Instituto Inhotim

Brumadinho

SP

Reality Tour

Taubaté

RJ

Prefeitura Municipal de Paraty e empresas locais

Paraty

RS

Associação Caminho dos Pomeranos

São Lourenço do Sul

RS

Fundação dos Municípios das Missões

Santo Ângelo

RS

Coodestur

Porto Alegre

RS

Prefeitura Municipal de Gramado Vento Sul

Gramado

SC

Associação de Agroturismo Acolhida na Colônia

Santa Rosa de Lima

SC

Fundação Turística de Joinville

Joinville

PR

Cooperguará
Guaraqueçaba



Algumas das iniciativas já são apoiadas pelo MTur por meio dos  programas Talentos do Brasil Rural e Turismo de Base Comunitária.

II Mostra de Turismo Sustentável - A segunda edição da exposição contará com espaço de 700m², com vitrine viva de artesanato e gastronomia e, ainda, palco para apresentações artísticas e culturais. A mostra tem o objetivo de contribuir para a inserção de produtos e serviços sustentáveis no mercado turístico, apresentando-os como um diferencial.

O evento faz parte das atrações da 6ª edição do Festival de Turismo das Cataratas do Iguaçu, que acontece em 17 e 18 de junho, no Rafain Palace Hotel & Convention Center, em Foz do Iguaçu. Mais informações pelo telefone (45) 3576-7419

ASCOM


Mais informações

Telefones Úteis |Fale Conosco

Atendimento à imprensa
Assessoria de Comunicação do MTur
(61) 2023 7055 Siga o turismo no Twitter: www.twitter.com/MTurismo

SETUR REALIZA ENDURO ESCOLA EM BRUMADINHO

O secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Agostinho Patrus Filho, participa, nesta quinta-feira (26), da abertura da primeira etapa do Enduro Escola 2011, em Brumadinho, no Circuito Turístico Veredas do Paraobepa – Região Central de Minas. A iniciativa integra as ações do Projeto Estruturador Turismo Competitivo em Minas Gerais, do Governo do Estado.

O Enduro Escola é um projeto da Secretaria de Estado de Turismo que promove recreação esportiva, turismo e educação ambiental por meio da prática do trekking ecológico. A ação sensibilizará os alunos do ensino médio da Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira. O objetivo é estimular a preservação do meio ambiente e incentivar o conhecimento histórico, cultural e ambiental entre estudantes da rede estadual de ensino de Minas Gerais.

São parceiros da Setur nesta etapa do Enduro Escola: o Circuito Turístico Veredas do Paraobepa, a Prefeitura Municipal de Brumadinho, o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a Escola Estadual Paulina Aluotto Ferreira.